Furacão Grace está prestes a atingir o México pela segunda vez

PARCEIROS DO SITE


 

Furacão Grace está prestes a atingir o México pela segunda vez

  Furacão Grace

Furacão Grace
Foto: CNN Weather

A tempestade tropical Grace se fortaleceu mais uma vez em um furacão sobre a água na sexta-feira (20) de manhã e está prestes a fazer sua segunda passagem no México no final do dia, trazendo fortes chuvas que provavelmente causarão enchentes durante o fim de semana.

O furacão Grace está previsto para se mover pelo sudoeste do Golfo do México na sexta-feira, antes de atingir a costa ao longo do dia, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

A tempestade teve ventos máximos sustentados de 136 km/h, com rajadas mais altas, por volta das 7 horas CT.

"É provável que haja fortalecimento até que Grace chegue ao continente. Depois do alcançar a terra, Grace deve enfraquecer rapidamente à medida que se move para as montanhas do centro do México", disse o centro que monitora o fenômeno na manhã de sexta-feira.

Um alerta de furacão está em vigor na costa do México, de Puerto Veracruz ao norte até Cabo Rojo. A notificação significa que condições de furacão são esperadas em algum lugar dentro da área de aviso; um relógio indica que condições de furacão são possíveis naquela área.

Veracruz, Puebla, Tlaxcala, Hidalgo, o norte de Queretaro e o leste de San Luis Potosi podem sofrer com 15 a 30 centímetros de chuva, com totais isolados de até 45 centímetros até domingo, disse o Centro Nacional de Furacões. Essas condições podem levar a inundações repentinas, bem como a deslizamentos de terra.

Além disso, está prevista uma tempestade de até 1,5 metro acima do nível do mar, de acordo com o centro de controle. As ondas em toda a área podem causar riscos à vida e fortes correntezas.

"Perto da costa, a onda será acompanhada por ondas grandes e destrutivas", disse o centro.

Grace já atingiu o México uma vez antes

Quando Grace atingiu o México pela primeira vez, mergulhou na Península de Yucatan na quinta-feira e enfraqueceu para uma tempestade tropical, sustentando ventos de 128 km/h com rajadas mais altas.

A costa leste de Yucatán, incluindo Cancún, Cozumel e Punta Herrero, estava sob um alerta de furacão desde terça-feira (17) devido a Grace se tornar mais bem organizada ao se mover para o oeste, atingindo a Jamaica e as Ilhas Cayman.

As empresas se prepararam para o desembarque e pelo menos 125 turistas foram evacuados de hotéis para abrigos, disse o governador do estado de Quintana Roo, Carlos Joaquín González, na quarta-feira.

“Em Tulum, os hotéis foram evacuados e os turistas levados para diferentes abrigos de hotéis”, disse González no Twitter. Em Quintana Roo, as atividades relacionadas ao trabalho foram suspensas. Os líderes locais pediram que as empresas fechassem temporariamente e pediram aos residentes que ficassem em casa ou em abrigos.

No início desta semana, Grace também passou pelo Haiti, que estava se recuperando de um terremoto de magnitude 7,2 que matou pelo menos 1.941 pessoas. Cerca de 1,2 milhão de pessoas, incluindo 540.000 crianças, foram afetadas pelo terremoto, de acordo com a UNICEF.

Michael Guy, Travis Caldwell e Judson Jones da CNN contribuíram para este relatório.

Postar um comentário

0 Comentários