Pré-candidatura de Lula será lançada dia 7 de maio [vídeo]

PARCEIROS DO SITE


 

Pré-candidatura de Lula será lançada dia 7 de maio [vídeo]

 Lula em encontro com sindicalistas em SP

FONTE: ESMAEL MORAES

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira (19/04) que o PT lançará sua pré-candidatura no próximo dia 7 de maio. Ele confirmou o evento durante entrevista no início desta noite em entrevista na rádio Conexão 98 FM, de Tocantins.

– Estou acostumado a participar de eleições. Não me encanto nem me entristeço com pesquisas. Acho que temos um bom histórico de governos. Terei o lançamento da minha pré-candidatura no dia 7 de maio e depois quero percorrer o Brasil – disse ele.

O pré-candidato do PT afirmou que o país precisa de paz, de alguém que faça uma discussão madura, sobre desenvolvimento, sobre emprego, futuro. “Não de um presidente que não conversa com ninguém”, pontuou.

Lula disse não acreditar no surgimento da terceira via. Segundo ele, vai ser uma eleição da polarização, mas não temos que temer isso.

– Tivemos um jogo polarizado entre o Flamengo e o São Paulo domingo, entre o Liverpool e o Manchester City, na Inglaterra – comparou. “A polarização sempre existiu”.

O ex-presidente voltou a falar em revogação da reforma trabalhista, caso ele seja eleito.

– Fui dirigente sindical e sempre briguei contra uma reforma trabalhista que destruísse os direitos conquistados. Ninguém quer de volta o passado, mas queremos construir uma relação de trabalho moderna, que respeite o direito de trabalhadores.

Lula ainda lembrou que no tempo em que ele era presidente não houve aumento no preço do gás na Petrobrás. “O gás de cozinha precisa entrar na cesta básica.”

O Brasil não tem necessidade de estar com preços vinculados ao dólar – disse Lula. “Em 2008, com a crise financeira mundial, o barril do petróleo chegou a 147 dólares, mas o litro da gasolina no Brasil custava apenas R$ 2. Lá fora foi um tsunami, aqui uma marolinha”, declarou o ex-presidente.

– Só o emprego dá dignidade à família brasileira. Não há nada mais sagrado do que você trabalhar e com o suor do seu sangue levar para casa o sustento da sua família. Quando fui presidente, geramos 22 milhões de empregos com carteira assinada e a Previdência era superavitária – disse o petista.

De acordo com Lula, não tem como um empresário defender uma política de desenvolvimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) porque o Bolsonaro não tem política de desenvolvimento. Por exemplo, diz o ex-presidente, ele [Bolsonaro] paralisou as fábricas de fertilizantes que estávamos fazendo e fechou 4 fábricas no país.

O ex-presidente Lula ainda deu a receita para reindustrializar o Brasil:

– Para construir um país industrial, você precisa investir em ciência e tecnologia. Em educação. Só em Tocantins fizemos 11 escolas técnicas em 11 cidades diferentes. E isso está acabando porque não tem mais investimento.

Lula lembrou que o Brasil já teve 30% do seu PIB ligado à indústria. “Hoje só temos 10%, porque perdemos o momento de investir em Ciência e Tecnologia”, analisou.

– Precisamos tirar o atraso para em 10 anos termos pesquisadores que ajudem nossas indústrias a serem competitivas no mercado internacional – concluiu.

Assistir ao vídeo

Postar um comentário

0 Comentários