Central 181: Paraná registra mais de 500 denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 4 meses; veja como denunciar

PARCEIROS DO SITE


 

Central 181: Paraná registra mais de 500 denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 4 meses; veja como denunciar

 

Por meio do site, denúncias podem ser feitas 24h por dia — Foto: SESP

Por meio do site, denúncias podem ser feitas 24h por dia — Foto: SESP

De janeiro a abril de 2022, a Central 181 recebeu 547 denúncias anônimas de casos de violência contra crianças e adolescentes no Paraná, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SESP).

O número, ainda segundo a SESP, é menor que os registros feitos nos últimos dois anos no mesmo período, o que não necessariamente signifique queda do número de violência contra este público.

  • 2020: 633 denúncias
  • 2021: 586 denúncias
  • 2022: 547 denúncias

Ainda de acordo com a pasta, em seis anos, o Paraná compilou 8.895 denúncias via Central 181 sobre violências praticadas contra este grupo vulnerável. O canal passou a permitir denúncias para este tipo de crime em 2016.

Outros crimes


O Disque Denúncia 181 é um programa desenvolvido como instrumento de combate à criminalidade, atendendo, ao todo, 53 naturezas criminosas.

De acordo com o Governo do Estado, as denúncias recebidas pela central são encaminhadas para diversos órgãos, auxiliando na busca de criminosos e na apreensão de ilícitos.

Como denunciar


As denúncias podem ser feitas ligando para o número 181 ou, também, pelo site da central. No site, os crimes disponíveis para serem denunciados aparecerão em formato de lista quando o processo for iniciado pelo usuário.

Segundo a SESP, a central é indicada para relatos de crimes que não estejam acontecendo no momento da denúncia. Para casos urgentes, a orientação é ligar para o número 190, da Polícia Militar.

Para denúncias no site, siga o seguinte passo a passo:

  • Clique na palavra DENUNCIAR.
  • Certifique-se que o crime que deseja denunciar não está acontecendo no momento. Caso contrário Ligue para 190, serviço de emergência da Polícia Militar.
  • Certifique-se que o local e o equipamento de onde realiza a sua denúncia são confiáveis.
  • Localize o tipo de crime a ser denunciado. Caso o crime não esteja na lista, LIGUE 181.
  • Informe os dados solicitados, preenchendo ao menos os campos obrigatórios, os quais permitirão que a sua denúncia possa ser investigada.
  • IMPORTANTE: após finalizar sua denúncia anote em local seguro o Número da Denúncia e o Número do Protocolo de Acompanhamento, ele será necessário para acompanhar o andamento da sua denúncia e na sua identificação no caso de pagamento de recompensa.

Postar um comentário

0 Comentários